Blog
jul 17

Fim dos likes? Instagram começa teste para ocultar “likes” no Brasil

O Instagram começa nesta quarta-feira (17) no Brasil a implementar um teste que oculta os números de likes e visualizações em vídeos dos usuários. A mudança vale apenas para as publicações no feed de notícias do usuário. Desse modo, só será possível ver as curtidas da sua própria conta.

Este teste foi primeiramente testado no Canadá e o Brasil foi o segundo país do mundo a passar por este teste. Segundo levantamento do site Statista, com 66 milhões de usuários, o Brasil é o segundo país com mais pessoas ativas na plataforma em todo o mundo – atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 110 milhões de usuários.

De acordo com a equipe do Instagram, este teste tem como objetivo fazer com que os usuários passem a se concentrar mais com os conteúdos publicados, ou seja, nas fotos e vídeos, e menos nos números de likes e visualizações. A ideia é fazer com que as pessoas não vivam esse espírito de competição dentro da plataforma. Com isso, a expectativa do Instagram é entender se uma mudança desse tipo pode ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas verdadeiras histórias.

O Instagram se pronunciou muito animado com os resultados iniciais. De qualquer forma, eles ainda sabem que é preciso tempo e estudos mais detalhados para entender como isso afeta a experiência do usuário na plataforma.